terça-feira, 21 de novembro de 2017

As emoções


Por vezes sentimos coisas... coisas que nos intrigam que nos fazem sentir coisas diferentes.
Podemos sentir a mesma coisa em locais diferentes com pessoas diferentes
Podemos sentir coisas diferentes nos mesmos locais e com pessoas iguais...
Estas coisas... que se sentem, são as Emoções!

E principais emoções são: 
A Raiva
O Medo
A Tristeza
A Alegria
O Amor

Umas fazem-nos bem, mas outras nem por isso...
É cada vez mais importante darmos atenção ao que se passa dentro de nós. 

Quando alguém nos ofende ou magoa, é normal sentirmos RAIVA. É normal... faz parte de nós. 
É importante identificar a emoção, aceita-la e depois agir de acordo como a raiva tem que ser gerida.
Ora, quando estamos com Raiva. normalmente o que é que acontece?
Dizemos coisas, que mais tarde nos arrependemos, certo?

ok... então o que é importante fazer?

Eu estou com raiva... certo! bem vinda raiva! 
Então... eu tenho conhecimento que me posso exceder nas frases, nas palavras que vou usar com as pessoas que eu acredito que me estão a fazer sentir esta raiva... então eu tenho duas hipóteses:
1 - ou digo tudo o que me vem à ideia e depois quando a raiva vai embora... chego junto da pessoa, peço desculpa para me sentir melhor, 
2 - ou... tendo conhecimento de que a raiva é momentânea, e que sabemos que vai embora, esperar que a raiva passe.... e quando a raiva já desapareceu... quem sabe não é a oportunidade de dizermos que aquilo nos magoou, de forma calma, assertiva, acabando até colocando limites aos outros no nosso espaço, de forma compreensível e muito natural.

E o MEDO? Quem não sente medo? Medo diante do desconhecido, medo de estar sozinho, medo de arriscar, medo de não ser aceite, medo de cair, medo de voar... tantos... e o que fazer numa situação destas?
Acalmar a mente
Controlar a respiração
E ir na mesma, mesmo com medo... ir, avançar! Nós temos medo apenas de coisas que não existem... temos medo de coisas que nós pensamos, coisas que nós acreditamos que são verdade!
Por exemplo: medo de não ser aceite.
Quem tem este medo, acredita que não é aceite pelas pessoas, mas será mesmo verdade? pode provar  isso? Não, quase certo que não. Então este medo, apenas existe porque se acredita em algo que nem é verdade! e quando este click se dá... a magia acontece... o medo diminui... tudo volta a estar bem.



Quando as coisas não correm como nós esperamos, sentimos-nos Tristes. Ora sentir TRISTEZA é normal, é a forma que temos para perceber que as coisas nem sempre acontecem como queremos, mas é mesmo assim... não vivemos sozinhos no mundo e sentir tristeza ou frustração é a forma de percebermos que seguramente aquele caminho não é o melhor para mim e que vou conseguir encontrar outra forma de lá chegar, ou quem sabe até descobrir que o melhor caminho não era mesmo por ali. 
O importante é não desistir. Novas ideias surgiram, novos caminhos serão trilhados e novas descobertas serão feitas. 


Quando fazemos algo que gostamos muito, é natural que sentarmos uma sensação boa! Quando ouvimos uma criança a rir, quando rimos juntos, quando abraçamos alguém, quando dançamos, quando estamos com quem amamos, quando ouvimos aquela musica... tantas são as coisas que nos causam esta emoção... 
Esta emoção é a ALEGRIA! 

Este sentimento é o único que existe no momento presente!

O medo, surge porque receamos algo do futuro, que ainda não aconteceu, a tristeza e a raiva surgem por coisas que ocorreram no passado e que já nada podemos fazer para mudar a não ser deixar andar, na certeza que vai passar... a final nada é eterno nem duradouro, tudo passa!

e muito importante... quando sentires essa emoção: Agradece! A gratidão aumenta exponencialmente  essa emoção.


E... aquela sensação especial que é a que sentes sempre que te dão abraço, quando te dizem que te amam... essa emoção é o AMOR, este sentimento cura qualquer dor no mundo

Estas são as nossas emoções que fazem e sempre farão parte da nossa vida. 
Temos que as identificar e aceita-las tal como elas são. 
No final tudo fica bem, tudo muda, nada dura para sempre.
Quanto mais cedo formos capazes de as identificar e lidar com elas...  melhor.


Há uma certa tendência a ignorar as emoções e com grande tendência a fugir delas, mas é muito importante olhar para as emoções, para as nossas dores, porque elas dizem muito sobre nós…


Alex

Sem comentários:

Enviar um comentário